É Urgente? ou foi falta de Planejamento? como fugir da síndrome de burnout ?
- Jackson Ferreira
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Você já se sentiu sobrecarregado com a quantidade de tarefas que precisa realizar no trabalho? Você já teve que lidar com urgências recorrentes relacionadas a falta de organização na corporação? Você já se sentiu estressado e ansioso com o ambiente ou já foi diagnosticado com síndrome de burnout ?
Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, saiba que você não está sozinho. Muitos profissionais sofrem com os efeitos negativos de uma rotina desorganizada e caótica, que afeta não só a produtividade, mas também a saúde física e mental.
Mas o que é a síndrome de burnout ? É um termo criado pelo psicólogo francês Jean-Pierre Brun para descrever um estado de esgotamento causado por um excesso de demandas urgentes e imprevisíveis no trabalho. Essas demandas geram uma sensação de impotência, frustração e perda de controle, que podem levar a sintomas como irritabilidade, insônia, depressão, burnout e até mesmo doenças cardiovasculares.
Como evitar ou combater a síndrome de burnout? A resposta está na prevenção e organização. Organizar o seu tempo, as suas prioridades, os seus recursos, expectativas e escolhas é fundamental para reduzir o estresse e aumentar a eficiência no trabalho. Veja algumas dicas para se organizar melhor:
- Planeje o seu dia: faça uma lista das tarefas que precisa realizar, estime o tempo necessário para cada uma delas e defina as mais importantes e urgentes. Reserve um tempo para imprevistos e para pausas regulares.
- Delegue ou negocie: se você perceber que não vai conseguir cumprir todas as tarefas no prazo, procure delegar algumas delas para outras pessoas ou negociar os prazos com os seus superiores ou clientes. Não assuma mais responsabilidades do que pode dar conta.
- Comunique-se com clareza: evite mal-entendidos e conflitos com os seus colegas, chefes ou clientes. Seja claro sobre as suas necessidades, expectativas e limites. Peça feedback e ajuda quando necessário. Escute e respeite as opiniões dos outros.
- Cuide da sua saúde: não se esqueça de cuidar do seu corpo e da sua mente. Alimente-se bem, hidrate-se, pratique exercícios físicos, durma bem, relaxe e divirta-se. Lembre-se de que você é mais do que o seu trabalho.

Selecione seu local de trabalho: É perfeitamente normal enfrentar picos de alto número de tarefas no trabalho, porem se isso se tornar algo constante, pode ser um importante indicador de um local sem processos de trabalho definido, falta de organização, planejamento e liderança, lembre-se, a empresa não fez nenhum favor em te contratar, ela é seu cliente e te contratou para ter sua mão de obra qualificada para determinada função, ela deve te da condições para exercer suas funções da melhor forma possível, assim como "a empresa" pode decidir te desligar, você pode demitir a empresa e buscar um novo local de trabalho com condições melhores, ambiente mais saldável, processos organizados e lideranças competentes para planejar as atividades sem "urgências constantes", você poderá encontrar até mesmo lideranças para se inspirar e aprender.
Seguindo essas dicas, você pode evitar ou superar a síndrome de burnout e ter uma vida profissional mais organizada, produtiva e saudável. Espero que tenha gostado deste post. Até a próxima!













































Comentários