top of page

Domando a fera da ansiedade: dicas simples para cuidar da sua saúde

Bem-vindo ao Psicoblog!

Ansiedade é um assunto sério. Se você é um leitor do meu blog, ou me segue nas redes sociais no @psic.desenvolvimento sabe que é um pouco complexo abordar tópicos delicados sem parecer demasiadamente chato ou pesado. Então, vamos lá, falar sobre como cuidar da saúde mental de uma maneira leve.


Primeiro, vamos lembrar que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. É preciso cuidar da mente e das emoções para que o corpo funcione bem. A ansiedade, por exemplo, é um problema que afeta muitas pessoas, mas pode ser gerenciada com algumas estratégias simples.


De acordo com um estudo da Universidade de Cambridge, a prática de uma técnica chamada mindfulness pode ajudar a reduzir a ansiedade. Essa técnica foca em te ensinar a prestar atenção ao momento presente, sem julgamento. Em outras palavras, é como ser um observador de si mesmo, sem se deixar levar pelos pensamentos negativos.


Outra pesquisa interessante, conduzida pela Universidade do Texas, descobriu que fazer atividades físicas regularmente pode melhorar a saúde mental. Os participantes do estudo que se exercitaram por pelo menos 30 minutos, três vezes por semana, apresentaram níveis mais baixos de ansiedade e depressão, isso tem haver com a produção de hormônios e neurotransmissores ligados a recompensa e bem estar.


Outros estudos apontam que a conexão social é fundamental para a saúde mental. Ter um grupo de apoio pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de promover um senso de pertencimento e segurança. Então, nada de se isolar, ok? Chame os amigos para fazer algo divertido, trocar figurinhas, caminhar na natureza, jogar bola, só não fique parado e não tenha vergonha de falar sobre seus desafios. Quem presa por ti de verdade vai entender.


Por fim, vale lembrar que a terapia é uma ferramenta valiosa para quem precisa lidar com questões emocionais. Existem vários estudos sobre esse tema, um deles é o da Universidade de Sheffield mostrou que a terapia cognitivo-comportamental pode ser eficaz no tratamento da ansiedade.


Então, caro leitor, cuidar da saúde mental e emocional não precisa ser chato ou complicado. Praticar mindfulness, meditação e fazer atividades físicas, manter conexões sociais e buscar ajuda profissional quando necessário são algumas das maneiras de cuidar da mente de uma maneira leve e divertida. Afinal, a vida é curta demais para se preocupar com coisas pequenas. Vamos cuidar da mente e aproveitar o momento presente.

Comments


Destaque
 Posts Recentes
Aquivo
Procure por Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

value. quality care. convenience.

bottom of page